Paula Amaral
Destaque-se

"Como anda realmente seu produto ou serviço para o seu cliente? O que ele anda pensando de você?"


Paula Amaral é diretora da DESTAQUE-SE Consultoria e Desenvolvimento e é a responsável pela elaboração de programas de capacitação e consultoria desenvolvidos pela empresa, além de realizar palestras em todo o Brasil.

boletim.com nº 01 - Maio/2011

Dizem que a primeira vez a gente nunca esquece...

Este boletim é um novo canal que criamos para dar grandes dicas à você de como garantir que não só a primeira vez do seu cliente, mas todas as vezes, seja algo positivo, especial, quando experimentar seu produto ou serviço. Uma experiência que valha a pena ser lembrada e, melhor ainda, que valha a pena ser comentada! Esta não é uma tarefa das mais fáceis mas, calma!, pode ser mais simples do que você imagina, seguindo etapa a etapa o que iremos recomendar. E, lembre-se, estaremos por aqui para te ajudar e encorajar no passo a passo.

Em linhas gerais, 5 etapas devem ocupar quase 100% do seu tempo e energia, além de um "tempero" prá lá de especial. É sobre isso que iremos falar:

  1. O conceito do seu negócio

  2. Quem é você? No que você acredita? Qual seu estilo de trabalhar, seus valores? Quem é realmente seu cliente e o que ele espera de você? Quais são seus diferenciais? Estas são algumas respostas que você deve ter na ponta da língua. Se ainda não as têm, não perca nossos próximos boletins, vamos ajudá-lo a pensar em cada uma delas.

  3. O perfil e estilo do seu time

  4. Restaurante careta com garçom doidão fica esquisito, né? Vendedora gostosona atendendo em loja de bebê dá confusão na certa! Estes dois exemplos parecem óbvios, mas o mais engraçado é que isso acontece muito. Vamos num lugar super transado e lá encontramos um atendente que não combina em nada com o cliente que se identifica com aquele estilo. Pior ainda, quando o atendimento é ruim ou não atende minimamente às expectativas. Percebemos logo que treinamento passou longe daquele funcionário. É sobre isso e muito mais que abordaremos nesta etapa. Como cuidar da sua equipe!

  5. O diferencial do seu produto ou serviço

  6. Coca-Cola é Coca-Cola em todo lugar, só que no boteco da esquina custa X e no Fasano custa Y. Por que será? Tudo bem que nem todos somos "Fasanos", claro, mas o importante é a gente perceber que quando tem algo legal, a gente paga mais por isso, e reconhece. Esse "a mais" sempre estará de acordo com o "a mais" no produto ou serviço recebido também! Troca justa! Qual é ou quais são os seus diferenciais? Como seu cliente te percebe? O que ele espera e mais valoriza? Já vai pensando...

  7. O estilo de comunicação e as diferentes linguagens utilizadas interna e externamente

  8. Aqui é hora de falar de marketing e endo marketing - o que você faz para o seu pessoal. É entender que comunicação pode ser verbal e não verbal, objetiva ou subjetiva. Você sabe como anda sua comunicação? Você vem fazendo algum tipo de comunicação, interna ou externa?

  9. O que seu cliente vai viver e experimentar quando fizer negócio com você

  10. Esta parte é boa! Tipo, "hora da verdade". Como anda realmente seu produto ou serviço para o seu cliente? O que ele anda pensando de você? Experimentando de fato!

Ainda tem a etapa do "tempero" prá lá de especial, lembra? Vou dar uma pista - é magia pura! Gostar do que faz, amor, dedicação, tesão... Já sacou? Pois é, esta parte do papo eu adoro! Espero que você goste também. Até lá!


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