Definir claramente o conceito do seu negócio é o primeiro passo para se ter um time campeão e clientes para sempre!
Quem é você e no que você acredita? Qual seu estilo de trabalhar e seus valores? Quem é realmente seu cliente e o que ele espera de você? Quais são seus diferenciais?
Como sugerimos no primeiro boletim.com, estas respostas devem estar na ponta da língua, sua e de seu time. Também já sugerimos que, se você ainda não tem as respostas, o ideal é construí-las com seus pares para, em seguida, compartilhá-las com sua equipe, incluindo as boas sugestões. Como disse James Hunter, autor de O Monge e O Executivo, "o verdadeiro líder deve ter interesse especial no sucesso daqueles que lidera". E, para isso, criar um sentido que valha a pena ser seguido, uma trilha comum, a sua Missão, ajuda - e muito! - na hora de apoiar e incentivar a todos para que conheçam e sigam o rumo do sucesso.
Quer um exemplo? "O WebFidelidade ajuda sua empresa a cultivar relacionamentos, oferecendo ferramentas de interação que visam a parceria e a preferência de cada cliente." . Eis a Missão. Sucinta e poderosa, clara e determinante, facilmente capaz de orientar e delinear a atuação do empreendimento e de seus colaboradores, tanto em seu desenvolvimento interno quanto no atendimento aos seus parceiros.
Mas esta é apenas a definição de "o que fazemos". Tão importante quanto, o "como fazemos", a Visão, deve também estar muito claro para todos. No WebFidelidade, por exemplo, ficou assim: "Garantir sempre um sistema ‘intelegante’ - inteligente e elegante, adequado, simples e rápido, belo, seguro, atualizado e inovador, antenado com as novidades do mercado e focado no bom atendimento.".
Depois de definido, compartilhado e aprovado por todos, divulgue! Quando novos colaboradores chegarem, eles deverão ser apresentados e orientados a seguir o mesmo caminho.
Esperamos ter encorajado você nesta importante etapa de construção de sentido do seu negócio!