Paula Amaral
Destaque-se

"Caso você tenha respondido "o cliente", a leitura deste texto irá te surpreender. Pense um pouco: quem atende seu cliente? Quem realmente pode fazer de tudo para garantir que seu cliente saia satisfeito? Seu funcionário, não é mesmo?!"


Paula Amaral é diretora da DESTAQUE-SE Consultoria e Desenvolvimento e é a responsável pela elaboração de programas de capacitação e consultoria desenvolvidos pela empresa, além de realizar palestras em todo o Brasil.

boletim.com nº 03 - Julho/2011

Você sabe quem é a pessoa mais importante para sua empresa?

Caso você tenha respondido "o cliente", a leitura deste texto irá te surpreender. Pense um pouco: quem atende seu cliente? Quem realmente pode fazer de tudo para garantir que seu cliente saia satisfeito? Seu funcionário, não é mesmo?!

Mas, qualquer um? Claro que não! Ele deve ter brilho nos olhos, gostar do que faz, gostar de gente. Só funcionário feliz com o que faz consegue fazer o seu cliente igualmente feliz. Por isso, é essencial saber montar um time campeão.

Neste sentido, sete passos são fundamentais: recrutar, selecionar, acolher, desenvolver, integrar, motivar e liderar. Vejamos algumas dicas para cada etapa:

Recrutar - o ideal é você ter sempre a mão currículos, indicações, para não precisar contratar o primeiro que aparecer. Crie seu "banco de talentos" e a chance de acertar na escolha será bem maior. Tenha claro, e por escrito, o perfil de quem você está procurando. Todas as funções existentes na sua empresa devem estar bem definidas, deixando claras as atribuições. Descreva também a personalidade mais adequada para a atividade. Uma pessoa muito falante e extrovertida, por exemplo, certamente sentirá muita dificuldade em trabalhar em uma função onde esteja sempre sozinha e isolada dos demais. Não vai dar certo! Além das tarefas e do estilo de personalidade, é muito importante definir o conhecimento necessário, a experiência anterior, bem como o que você espera da convivência interpessoal.

Selecionar - lembre-se que ambos estão fazendo uma escolha! Nesta etapa você deve se preparar também. Leia atentamente o currículo, anote algo que chamou atenção, evitando perguntar o que já está escrito. Escolha algumas perguntas previamente, sempre estimulando que o candidato fale. Cuidado para não falar mais que ele! Lógico que você também deve apresentar a empresa, mas seja transparente e verdadeiro, não adianta encher seu candidato de expectativas, pois isto pode gerar graves problemas futuros caso a realidade seja diferente.

Acolher - seu novo funcionário chegou! Prepare uniforme, crachá, espaço físico, enfim, tudo o que for necessário para ele sentir que está sendo recebido com respeito. A primeira impressão é muito forte! Outra dica bacana é ter alguém na equipe que o acompanhe nos primeiros dias, orientando nas tarefas, apresentando a equipe, etc.

Desenvolver - ter perspectivas de crescimento e desenvolvimento são expectativas que todos temos. Crie isso para seu time! Ensine, acompanhe, corrija se for necessário e sempre promova novos desafios e oportunidades. As pessoas gostam e precisam disso! No mínimo uma vez por ano faça avaliação com a equipe, diga claramente os pontos fortes e fracos de cada um na equipe e planeje o que pode ser feito para apoiar no desenvolvimento.

Integrar - a melhor maneira de conseguir um time integrado é estimular a participação de todos no processo. Uma gestão participativa garante maior responsabilidade e empenho entre os envolvidos, pois todos participam das ideias desde o início da tarefa. Reuniões frequentes são fundamentais! Confraternizações e aniversários também são ótimas oportunidades para deixar a equipe mais próxima e integrada.

Motivar - motivar é difícil, mas desmotivar é bem fácil. Basta uma palavra torta, uma comunicação não compreendida, e pronto! Por isso, seja criterioso na hora de bolar suas estratégias de motivação. Uns esperam gratificação, outros reconhecimento. Seja sensível e dê o que cada um espera ou deseja receber.

Liderar - este sem dúvida é um assunto bem complexo, mas uma coisa é certa: hoje em dia, os líderes que se destacam são aqueles que se colocam a disposição de suas equipes para apoiar e criar as melhores condições de trabalho para o time. É o que chamamos de liderança inspiradora ou de serviço. Este será o tema do nosso próximo boletim, aguarde!


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